PRESIDENTE JÂNIO QUADROS - Em entrevista concedida a repórter da Resenha Geral, Mônica Cajaíba, o coordenador da Polícia Civil de Vitória da Conquista, Odilson Pereira, detalhou sobre a operação que acabou na morte de cinco assaltantes a bancos na última semana no município de Presidente Jânio Quadros.
De acordo com ele, os assaltantes poderiam explodir a torre da OI na cidade com o objetivo de impedir a comunicação da população com outros municípios.
Veja a integra da entrevista:
"Na verdade isso foi fruto da investigação né (sic) e da inteligência do trabalho de investigação nos já havíamos monitorando esse grupo já há alguns meses, desde o roubo a banco a Aracatu e a Ibiassucê quando nossas equipes estiveram a poucos metros deles no mato. Nós já havíamos identificado-os e vínhamos monitorando a quadrilha e eles vinham planejando esse assalto agora a cidade de Presidente Jânio Quadros onde iria assaltar Banco Bradesco, o banco postal, a caixa lotérica e um agiota da cidade. Esse planejamento já havia feito antecipadamente por parte dos membros do grupo e adiaram por duas vezes até que no terceiro dia eles puderam afirmar que não havia mais policiamento na região e que estavam livres pra fazer os assaltos. Nós enviamos a equipe cedo né (sic), por volta das 4 horas da madrugada pra região e já ficou nas entradas e saídas da cidade. 30 investigadores e 3 delegados de polícia. Eles vieram entrando na cidade, no momento em que deram a ordem de parar eles passaram a atirar na nossa equipe tentando furar o bloqueio, mas no confronto eles estavam em um ambiente confinado, estavam dentro de um carro e morreram todos os 5 bandidos. Quando fomos identificar, 3 bandidos de Conquista um bandido de Feira de Santana e o outro de São Paulo. Na ação foram apreendidas também 7 explosivos que nós ainda estamos em dúvida se eles iriam explodir a torre da OI na cidade pra cortar todos os telefones que era o que estava previsto ou se eles iriam ficar no mato e explodir outras agências bancárias no final de semana. Com eles foram encontrados um fuzil de uso restrito, um fuzil 762 de uso restrito das forças armadas foram encontrados também duas carabinas, toucas ninja, 3 pistolas, 2 revolveres, ou seja, o grupo estava muito bem armado e possivelmente depois do assalto qualquer confronto eles estariam em vantagem né (sic). Então no momento da abordagem, que foi o momento mais propicio na entrada da cidade, eles se negaram a parar e passaram a atirar nas equipes. Esses assaltantes são os mesmos que assaltaram o banco de Aracatu? Foram os mesmo. Em Aracatu eles usaram explosivos, explodiram a agência. A quadrilha tinha um indivíduo de Feira de Santana cujo apelido era GUGA, que manuseava explosivos com muita facilidade. Explodiram a agência e também assaltaram a agência bancaria de Ibiassucê, onde nossa equipe ficou a poucos metros de distância, a cerca de 30 metros de distância da equipe, entocada no mato, mas naquele momento não haveria possibilidade de confronto por que nós estávamos com uma quantidade de investigadores pequena na área. No mesmo dia teve uma operação na região, no extremo sul e nós deslocamos quatro equipes de Vitoria da Conquista, então não tínhamos condição naquele momento de realizar um enfrentamento
Qual a participação do policial? É, também com quadrilha, ajudando, dando apoio a quadrilha tinha um policial, o nome Norberto que já está preso, que foi preso em flagrante por formação de quadrilha e tentativa de roubo. Esse policial, ele ficou responsável pela locação dos veículos, que davam o apoio e por ceder o armamento a quadrilha e guardar esse armamento. Esse policial no momento ele vinha em outro carro com mais dois outros membros que já estão identificados, nós já estamos no encalço. Os outros dois indivíduos vinha em mais dois carros: um Uno cinza e um Celta vermelho e esses veículos, eles se evadiram no momento, por que no momento da abordagem, eles estavam com rádio transmissor e passaram que a diligencia, o assalto teria que ser frustrado por que a polícia já estava no local. O policial ainda retornou, foi abordado em Belo Campo pela Polícia Rodoviária Federal, mas naquele momento a Polícia Rodoviária não sabia que o policial estava envolvido, nós não tivemos tempo de passar as informações. Mas foi acionado a CAESG CIPE Sudoeste, através do coronel Braga e seus homens fizeram a abordagem na porta da casa quando ele estava pronto para fugir. Na realidade continuamos investigando, existem outras quadrilhas de roubo a bancos sendo investigadas e esse é um trabalho constante que é o trabalho de inteligência policial."
Eu me pergunto até quando isso tudo vai continuar???? Até quando seremos prisioneiros dentro de nossas casas, sem termos cometido crime algum?????? Com medo de sair na rua pois pode ter alguém querendo assaltar, o pior meus amigos é quando esse alguém é pago pelo o estado era para nos proteger!!!!
ResponderExcluirAté quando vamos ser vitimas de policias corruptos?????? Que em vez de tirar armas das ruas, guarda armas para eles!!!! Que em vez de prender bandido, ajuda eles fugirem!!!! Gente isso seria cômico se não foce realidade!!!! Policial é quem tem que manter a ordem e garantir paz e segurança para a população e não explodir torres de comunicações para cometer assaltos a bancos, a lojas, a residencias!!!! Gente isso seria cômico se não foce verdade!!!! Pois esse elemento de nome Norberto faz exatamente contrario que recebe do estado. Pois para mim policial de verdade, prende bandido, tira armas das ruas. Para mim "Policial de Verdade" vai ficar como exemplo todos os policiais que participaram desta operação, que prenderam esse marginal que usa sua farda como escudo para cometer delitos, para aproveitar de sua situação como policial para ficar acima de suspeita alguma. Bem feito a você seu corrupto, bem feito também aos bandidos que morreram, meus parabéns a toda equipe de policiais que participaram desta operação.